A
BRINQUEDOTECA
O
mundo de brinquedos é a primeira idéia que surge para quem entra na
Brinquedoteca mas esta, primeiramente, prepara o espaço do "faz de
conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de
manifestações de afeto e de apreciação pela infância,
Visa
estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua
própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas, este acaba
então passando a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o
mundo exterior, usando para isso o brinquedo.
SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (1997),
relata que:
“Uma
Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro
lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de
conduta em relação a criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é
buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo
representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.”
Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entretem os alunos, tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora,e diversão.
A
brinquedoteca é formada por uma coleção de jogos e brinquedos, tendo em
consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro, mas não esquecendo nunca dos clássicos brinquedos variados, novos, usados,
brinquedos de madeira, plástico, metal, pano, aquele da propaganda, um que
nossos pais brincavam, ou aquele tão desejado, brincando assim com o ludico e
formando a aprendizagem da criança.
Acadêmica: Francieli
Nenhum comentário:
Postar um comentário